... and Metal for All: Red Water
publicado por Lex

Há uma música de Natal que gosto sempre de ouvir, seja nesta quadra ou noutra altura qualquer. Mas neste tempo ajuda a afastar-me um pouco da mesmice da época, dos clichés natalícios, e sobretudo, das mesmas músicas "festivas" que passam em qualquer estabelecimento comercial em que se entre.

E à conta dessa música em particular, vós, excelentíssimos leitores do BGM, levais de bónus o álbum inteiro que a contém e uma palavrinha sobre a banda que, no longínquo ano de 1996, se lembrou de editar um dos principais marcos da história do Metal (na minha mui humilde, e sempre sujeita a contestação, opinião).

Falo-vos da música "Red Water (Christmas Mourning)", incluída no álbum "October Rust" dos míticos Type O Negative.


No ano passado, os ToN (diminutivo, para os amigos) honraram Lisboa com uma aparição no palco do Coliseu dos Recreios. Por motivos óbvio$ não pude estar presente, mas os ecos que me chegaram desse concerto, na altura, foram bastante desfavoráveis. De todas as críticas, a que mais me ficou gravada na memória foi a de que o vocalista Peter Steele, não estava sóbrio e nem respeitou o público. Ora muito bem, há duas frases que importam frisar, aqui. A primeira: "quem conhece Peter Steele já devia esperar tudo dele", e a segunda: "quem não conhece, das duas uma - ou ficava de bico fechado ou não ia ao concerto". Alguém queixar-se que Steele arrotou ou vomitou num palco, é o mesmo que alguém queixar-se que o Michael Jackson é uma aventesma. Assim sendo, ainda hoje guardo um bocadinho de pena por ter perdido a oportunidade de os ver ao vivo.


Isto só para vos levantar um pouco do véu sobre o carácter irreverente desta banda, e especialmente do seu líder incontestável.

Passando ao tema que os trouxe aqui hoje, trata-se de uma ode ao Natal, mas à boa maneira dos ToN:


Red Water (Christmas Mourning) - Type O Negative
Wake up, it's Christmas mourn
Those loved have long since gone
The stockings are hung but who cares
Preserved for those no longer there
Six feet beneath me sleep
Black lights hang from the tree
Accents of dead holly
Whoa mistletoe
(It's growing cold)
I'm seeing ghosts
(I'm drinking old)
Red water
Red water
Red water chase them away
My table's been set for but seven
Just last year I dined with eleven
God damn ye merry gentlemen
Whoa mistletoe
(It's growing cold)
I'm seeing ghosts
(I'm drinking old)
Red water
Red water
Red water chase them away
Já quanto ao álbum, "October Rust" é um daqueles trabalhos que não deve passar ao lado de ninguém. Não se deixem enganar pelo rótulo de Metal gótico, que isto não tem nada a ver com o tipo de som que hoje se aninha à sombra dessa etiqueta. Isto não é como Within Temptation, isto não se parece com Evanescence. Mais: quem teve a brilhante ideia de dizer aos quatro ventos que essas duas bandas fazem Metal gótico devia ser fustigado com ramos de urtigas onde o sol não brilha. Por causa dessa catalogação errónea, muitas bandas de verdadeiro Metal gótico correm o risco de serem julgadas por essa bitola e serem desprezadas sem se lhes ter dado uma chance.

"October Rust" tem das melhores músicas da carreira da banda, de entre as quais destaco a fabulosa "Wolf Moon" e "My Girlfriend's Girlfriend" e "Cinnamon Girl", e também dos temas com títulos mais irreverentes (se não contarmos com os Impaled Northern Moonforest, claro). Um exemplo? "The Glorious Liberation Of The People's Technocratic Republic Of Vinnland By The Combined Forces Of The United Territories Of Europa". Brilhante. :-)

Pass: galaxiamusica.blogspot.com


1. "Bad Ground" – 0:38
2. "[Thanks from the Band]" - 0:21
3. "Love You to Death" - 7:08
4. "Be My Druidess" - 5:25
5. "Green Man" - 5:47
6. "Red Water (Christmas Mourning)" - 6:48
7. "My Girlfriend's Girlfriend" - 3:46
8. "Die With Me" - 7:12
9. "Burnt Flowers Fallen" - 6:09
10. "In Praise of Bacchus" - 7:36
11. "Cinnamon Girl" (Neil Young cover) - 4:00
12. "The Glorious Liberation of the People's Technocratic Republic of Vinnland by the Combined Forces of the United Territories of Europa" - 1:07
13. "Wolf Moon (Including Zoanthropic Paranoia)" - 6:37
14. "Haunted" - 10:07
15. "[Bye from the Band]"- 0:08



My Girlfriends Girlfriend - Type O Negative

Ao quarto álbum de originais, os ToN alcançaram um lugar no mundo do Metal que dificilmente perderão, por mais que façam. Conseguiram não se restringir ao rótulo que lhes foi pregado, e um pouco por todo o espectro de sub-géneros de Metal podemos encontrar admiradores desta banda.



Wolf Moon (Including Zoanthr.. - Type O Negative

Mais palavras para quê? Ouçam o produto e digam de vossa justiça. Por mim, é um álbum que recomendarei sempre, a practicamente qualquer pessoa.


http://www.typeonegative.net/

\m/


Etiquetas: ,




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Só uma palavra define Type O Negative: Genialidade!

Estes gajos são génios naquilo que fazem! Também tenho muita pena por não ter podido vê-los no ano passado.

Se gostarem de October Rust, deverão gostar do Bloody Kisses, o seu antecessor. O último deles, o Dead Again também está uma pedra!

Type O significará sempre qualidade! 13/12/08, 00:53  

Blogger Lex: "Type O significará sempre qualidade!" - pelo menos até agora. Sabes que o degredo chega a todos, mais cedo ou mais tarde... :-D
Mas realmente para já não há razões de queixa.

Eu disse na crónica que se podiam encontrar admiradores de ToN um pouco por todos os sub-géneros do Metal, mas quero corrigir: encontram-se admiradores de ToN um pouco por todo o espectro musical, DENTRO e FORA do Metal.

E essa abrangência também é prova da qualidade. 19/12/08, 10:08  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter