... and Metal for All: Redenção
publicado por Lex

Há quanto tempo não trazia ao BGM algum Metal nacional? Pois é, há tempo demais. E num país como o nosso, onde despontam projectos de Metal como cogumelos um pouco por todo o território (vide os artigos da LOUD!, "Portugal de Metal"), há que falar neles, divulgar os que têm valor e pôr os pontos nos i's em relação áqueles que ainda têm muito Cerelac para comer, eheh.

Hoje venho falar de uma banda cuja carreira se assemelha a uma montanha-russa. Os Heavenwood estiveram já num ponto quase tão alto como os Moonspell, há muitos, muitos anos; depois, por questões que desconheço ao pormenor mas que associo de algum modo à formação do colectivo, entraram num impasse que lhes durou quase 10 anos, e entre o "Swallow" (álbum mui aclamado tanto em 98 como ainda hoje) e este recente "Redemption", quase que caíram no esquecimento dos menos atentos a estas andanças.

Mas agora isso mudou.

Pass: galaxiamusica.blogspot.com

01. 13th Moon
02. Me & You
03. Bridge To Neverland
04. Fragile
05. One Step To Devotion
06. Foreclosure
07. Obsolete
08. Her Scent In The Spiral
09. Take My Hand
10. Slumber

"Redemption" cumpre de facto aquilo que 'diz': redime a banda e traz-nos uns Heavenwood em plena forma, carregadinhos do mesmo espírito que lhes granjeou o sucesso com "Swallow", ainda que agora sejam um trio e que os dois álbuns não sejam exactamente semelhantes entre si. Denotam antes uma certa evolução, o que é sempre bom.

13th Moon - Heavenwood

Há quem encaixe os Heavenwood no Metal gótico. Ora, como a mim me faz alguma confusão a facilidade com que hoje em dia se chama 'gótico' a qualquer coisa, mantenho as minhas reservas. Ainda assim, se se poderia admitir que os dois álbuns anteriores tivessem algo de gótico, não acho que este "Redemption" tenha nada do género. Mas se me pedirem para arranjar uma categoria onde o meter, também não me arrisco. Quem quiser, está à vontade para o fazer. :-)

Bridge To Neverland - Heavenwood

Para além de vir contribuir de forma significativa para abrilhantar o panorama do Metal nacional, este álbum vem mostrar também que o hiato de 10 anos não causou danos permanentes à banda, e que afinal talvez não tenham perdido irremediavelmente o comboio 'lá para fora'. Quem quiser vê-los falados na imprensa estrangeira é ir à Hellspawn, à Sonic Seducer, etc. Agora é torcer para que a máquina por detrás da banda se saiba mexer de modo a dar-lhes o destaque necessário e pô-los a levar a bandeira nacional a todo o lado.

www.heavenwood.web.pt/

www.myspace.com/heavenwood

\m/

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger Thaurer: ha uma data de boas bandas nacionais que nao sao reconhecidas e que talento nao lhes falta.

por acaso nao conhecia essa banda.
mas agora, e graças a ti, ja conheço.
long live Lex and the internet! 06/12/08, 17:28  

Blogger Pdavis: Trata-se de um grande álbum! um dos regressos do ano. confesso que não os conhecia antes de ler uma entrevista sua numa LOUD!. Suscitando-me de imediato a curiosidade, uma curta pesquisa permitiu-me chegar ao conhecimento. Foi uma agradável surpresa vê-los aqui.

Bom trabalho e obrigado, Lex! 10/12/08, 20:00  

Blogger Lex: Foi de facto um óptimo regresso. E sobretudo em grande forma, o que confesso que me surpreendeu.
Eu tinha visto os Heavenwood ao vivo em 2004, se a memória não me falha, como banda de abertura dos Moonspell no Hard Club (RIP) e lembro-me que na altura não fiquei muito entusiasmada com a prestação deles em palco - e muito menos com o som.
Mas agora redimiram-se, e arrependo-me de não os ter ido ver à Casa da Música no mês passado. 11/12/08, 23:31  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter