A história do Thrash Metal - Parte I - Definição, origens e os 80's
publicado por Pdavis

Antes de mais quero referir que este é o meu primeiro trabalho para o blog, e espero por isso algum feedback da parte dos leitores para saber o que devo, posteriormente, melhorar, ou manter.

Passando à crónica, como certamente já devem ter percebido, vou fazer nas próximas semanas uma abordagem ao Thrash Metal, o meu estilo predilecto, desde as suas fundações até aos dias que correm, aproveitando a onda nostálgica do old school atravessada actualmente, com a edição constante de novos álbuns revivalistas da onda extrema que começou a agitar 0 Mundo nos anos 80.

Começo, pois, por salientar que o termo correcto é Thrash Metal, e não "Lixo(Trash) Metal", uma vez que, por incrível que possa parecer, muita gente acredita ser essa a designação. Este movimento surgiu pela primeira vez nos fins da década setentista e ínicios da década seguinte, com a fusão progressiva feita por algumas banda de elementos da New Wave of British Heavy Metal com a velocidade e agressividade dos estilos Punk e Hardcore. O Thrash surge muitas vezes associado ao nome de speed metal, muito embora se distancie deste precisamente pela agressividade.

Não existindo uma definição verdadeiramente correcta para este estilo, as suas principais características consideradas são:
- O uso rápido e constante da bateria, geralmente provida de dupla pedaleira para causar um efeito ainda mais devastador de velocidade.
- O som pesado e extremamente rápido que lhe é conferido pela utilização do tremolo com que a palheta ataca geralmente as guitarras, devendo ainda destacar-se que o som que estas adquirem é geralmente estridente.
- Quanto às vocalizações variam de banda para banda, podendo ir do agudo ao rouco.

Black Sabbath, Judas Priest, Motorhead e principalmente Iron Maiden aparecem como principais percursores do estilo, muito embora nenhum tenha editado alguma vez uma música oficialmente considerada como "Thrash". É, de resto, atribuída a estes últimos a criação do primeiro riff do movimento, com a faixa Iron Maiden, do álbum homónimo.

Ao tentarmos encontrar um fundador verdadeiro do Thrash, deparamo-nos com várias dificuldades. Enquanto Kirk Hammett, guitarrista dos Metallica afirma acreditar piamente que foram eles os criadores do estilo, muitos autores há que defendem ter sido os Overkill os pioneiros originais, com o tema Unleash the Beast Within, editado no ano da graça de 1981. pouco tempo depois surgia na colectânea Metal Massacre o tema Hit the Lights, da banda de James Hetfield e Lars Ulrich.


Hit the Lights - Metallica

No final desse mesmo ano sai no mercado norte-americano a primeira demo Thrash, dos Metal Church, intitulada Red Skies. Entretanto, embalados pelo sucesso da colectânea em que participam, os Metallica tornam-se na primeira banda a gravar um álbum Thrash Metal. Sai em 1983 e é intitulado Kill'em All, após acesa disputa com a editora, que não permitiu que fosse utilizado o seu nome original, Metal Up your Ass.
Começavam entretanto a surgir também os primeiros focos na Europa, nomeadamente com os três grandes do Thrash alemão a darem os seus primeiros passos: Destruction, Sodom e Kreator.


Destruction - Thrash 'Till Death


Kreator - Impossible Brutality

É apenas entre 1984 e 1986 que o trabalho de popularização do Thrash começa realmente a mostrar resultados. Bandas seguidoras da doutrina do genero surgem por todo o lado, desde os Slayer aos Exodus, passando pelos Megadeth, formados por um certo Dave Mustaine, que havia, anos antes, sido expulso dos Metallica. Aquando do lançamento do seu primeiro álbum surgiu a polémica que para sempre marcaria estas duas bandas: uma das músicas incluidas em Kill'em All, sob o nome de The Four Horsemen, aparecia também na estreia dos Megadeth, com a designação Mechanix:


The Mechanix


The Four horsemen

Por entre as novas bandas a aparecer na cena e os novos álbuns de bandas já relativamente firmadas, chega-se ao ano de 1986, por muitos considerados como o da explosão do Thrash Metal. Reign in Blood, Peace Sells But Who's buying It, e o mítico Master of Puppets são todos lançados nesse ano, e a partir daí a indústria musical não mais seria a mesma. Nasceram com esses álbuns faixas que se vieram a afirmar verdadeiros hinos, como Raining Blood, Master of Puppets e Peace Sells. Muitos consideram, como forma de confirmar a grandeza do ano, que muitas das bandas da cena metaleira não conseguiram, ao longo de toda a sua carreira, igualar a excelente produção que haviam feito ao longo desses doze gloriosos meses.

O tempo deve, porém, continuar a passar. E, à medida que nos aproximamos do final da década, surge em 1987 o álbum Among the Living, dos Anthrax, que se assume como único disco de relevo do ano. Com a constante chegada de novas bandas perante o crescente sucesso do género, chegou-se a um ponto de saturação e decadência. Gravam-se ainda, no entanto, durante os últimos dois anos da década ...And justice for All,dos Metallica, Rust in peace - Megadeth, Cowboys From Hell, por Pantera, e Seasons in the Abyss, pelos Slayer.

Estes foram considerados os últimos grandes clássicos do Thrash, que conheceria na década seguinte o seu período mais negro e menos produtivo desde os seus primórdios.

Dave \m/



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Quero felicitar-te pela primeira intervenção no Blog, que aliás está muito bem produzida. Mostras um enorme gosto no que toca a música, particularmente ao metal, e consegues cativar o leitor na tua rubrica. Parabéns!!
André Sousa 03/12/08, 20:39  

Anonymous Anónimo: Devo dizer-te que achei a tua crónica muito bem estruturada, redigida e interessante acima de tudo.
É um tema bastante sugestivo para a actualidade.
Parabéns David
Continua assim :P
bjinhs@

P´davis ( Patrícia Abreu) 03/12/08, 21:05  

Blogger João Afonso: Este comentário foi removido pelo autor. 03/12/08, 22:48  

Blogger João Afonso: boas David, é o joao Afonso, amigo do Paulo. tenho uma opinião de um amigo, com o qual partilhei a tua cronica, para te expor =P. palavras de António Moura Santos:


"O artigo está bacano e bem construído mas no entanto não concordo que a música "Iron Maiden" tenha originado o primeiro riff thrash metal. Só para dar um exemplo, as musicas sympton of the universe e hole in the sky dos black sabbath ja tinham riffs thrash metal e no entanto o álbum onde foram lançadas (Sabotage) foi lançado em 1975, 5 anos antes do lançamento do álbum homónimo dos iron maiden 03/12/08, 22:55  

Blogger Pdavis: De facto essas músicas aparecem também referidas como sendo as primeiras a criar riffs Thrash. Tal como disse, não se pode determinar com exactidão a origem do thrash. Digamos que toda uma quantidade de bandas e músicas contribuíram à sua maneira para a criação de um estilo.

Dave \m/ 04/12/08, 09:06  

Blogger Lex: Boa crónica de estreia, Dave.

É que das duas, uma: ou tu já tinhas tudo isto na cabeça, e isso é de valor, ou não tinhas e foste pesquisar, o que é de igual valor porque o resultado está óptimo. :-)

Um debate interessante a introduzir neste momento seria: porque é que, afinal, o Thrash voltou a estar na moda? Porque é que a velha guarda está aí a voltar em força, após vários anos na sombra?

Lanço a semente a ver se pega. :-)
Até já. 04/12/08, 22:05  

Blogger Pdavis: Meu caro Lex:

Obrigado pelos elogios! A verdade é que já tinha algumas partes delineadas na cabeça, mas grande parte do texto é o resultado de uma pesquisa mais ou menos longa.

Na minha opinião, esta nova "febre" é o resultado de uma tentativa de revivalismo do old school, mais por parte das próprias editoras do que pelos fãs. Mas, como é óbvio, os fãs acabam por chegar por arrasto e dar ainda mais força ao regresso. A regravação do "Bonded by Blood", dos Exodus, é apenas um dos muitos exemplos desta corrente de regresso.

Dave \m/ 04/12/08, 22:19  

Blogger Thaurer: ahh..

vejo k tenho algume para carregar o legado do thrash metal.
nice.

se bem vindo ao blog. 06/12/08, 01:45  

Anonymous Anónimo: Poderias ter posto uma música antiga dos Kreator nos anos 80 do que a recente Impossible Brutality, embora seja uma malha do camandro.

E não se perdoa não se ter posto um vídeo dos Sodom, a banda THRASH alemã! (Eheh, na boa, gosto muito da banda por isso malho nesse ponto xD)

Gostei do artigo, tá um artigo compacto, um bocado curto mas a expôr o essencial q.b. acerca do fenómeno. Poderias ter referenciado mais bandas como Possessed e Dark Angel que começaram a romper (ou romperam mesmo) a barreira de Thrash para Death, para demonstrar uma das direcções que o género iria. Falta também aqui Sepultura que apesar de ser agora uma banda de groove, nos anos 80 era Thrash (com algumas cenas Black e Death também pelo meio), Annihilator (Não se pode esquecer Alice in Hell), Testament, Tankard, e mais. (A lista é bem grande de bandas Thrash, foi um belo fenómeno)

Cingiste mais aos 4 grandes dos EUA e aos 3 grandes da Alemanha, embora compreenda esse ponto de vista em querer mostrar as origens do Thrash. E visto que isto é parte I, tou com interesse em saber como é a Parte II, III e assim sucessivamente.

E Iron Maiden não acredito que tenha feito o primeiro riff Thrash. Aliás, há um mito de que todos os riffs que se fazem agora, lentos ou rápidos, já Iommi os tocou todos.

Bom início e espera-se mais crónicas ;) 07/12/08, 18:39  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter