A História do Thrash Metal - Parte II: Bandas Relevantes, Álbuns Marcantes e a evolução dos 90's
publicado por Pdavis

Na semana passada terminei a minha crónica dizendo que nos anos de 88 e 89 tinha sido gravada a grande maioria daqueles que seriam considerados como os últimos grandes clássicos do Thrash Metal. E, para dizer a verdade, os anos noventa trouxeram um período de calmia e mesmo decadência naquele que foi uma vez um fenómeno sem igual. Imediatamente a partir do ano de 1991, aquando do surgimento no mercado de Metallica ou Black Album, se percebeu que o Thrash iria rapidamente tomar uma dimensão mais acessível a rádios e à própria comercialização. Outras duas bandas altamente conceituadas na cena Thrash, os Megadeth e os Testament, optaram ao longo da década por seguir caminhos mais facilmente assimiláveis, nomeadamente com os álbuns Countdown To Extinction e The Ritual, respectivamente. Os pontos mais altos da comercialização e, simultaneamente, mais baixos da história do Thrash surgiram, porém, em 1996 e 1997. Os Metallica, outrora conhecidos como um dos grandes do estilo lançavam na primeira data o álbum Load, que representava de vez o abandono total da banda ao género que os havia popularizado dezasseis anos antes. De uma forma surpreendente, os "Quatro Cavaleiros" apareciam de cabelo cortado, com eyeliner e com uma abordagem à música que faziam completamente diferente de algo que tivessem alguma vez feito. Tanto em Load como em ReLoad a banda mostra até umas influências de blues e rock sulista.

Nem tudo foi, no entanto, mau para o Thrash, ao longo da década. Megadeth, Anthrax, Kreator, Slayer, Testament e Suicidal Tendencies são apenas exemplos de algumas bandas que, apesar dos claros desenvolvimentos a nível da produção, acabaram por conseguir manter-se fiéis aos riffs Thrash Metal. De salientar que os primeiros fizeram-no com o álbum Rust in Peace, muito embora tenham também enveredado pelo tal caminho já anteriormente referido. Refere-se também o facto de que os Sepultura criaram no ano de 1991 o seu primeiro álbum a receber a certificação da indústria musical, ou seja, a receber um prémio pelo número de vendas.

Durante a década, o rock alternativo foi-se tornando no estilo predominante, enquanto que ao mesmo tempo muitas outras bandas de Thrash optaram por um progressivo abrandamento na sua sonoridade. Tal facto levou à origem de um novo ramo do Thrash, o Groove Metal. Este subgénero tem como principais representantes os Machine Head e os Pantera, altamente influenciados pelos pioneiros Exhorder. Contribuindo ainda mais para a já anunciada decadência, as bandas que se afirmavam como únicas resistentes enfrentaram inúmeros problemas, nomeadamente a nível de formação, que elevaram ainda mais as dificuldades.

Resta dizer que não raras vezes se atribuiu a culpa da semi-morte do Thrash (sim, semi, pois o Thrash nunca morre) aos Metallica, com o seu Black Album, que segundo muitas opiniões influenciou a grande maioria restante a colocar em primeiro lugar as receitas e em segundo o sentimento genuíno da sua música. Por essa razão os fãs de Thrash acusam os 'Tallica, e muitos outros que lhes seguiram as passadas, de vendidos. Numa anotação mais pessoal, assumo não considerar que tenha sido totalmente uma venda, por parte de nenhuma das bandas, mas apenas uma mudança e um abandono de um estilo que se encontrava em fase de saturação. Não digo, nem posso dizer, pois estaria a mentir, que me agrada ou que ache correcto esse abandono repentino. Considero apenas ter sido o seu direito.

Passo agora para uma fase de sugestões, em que vou deixar alguns álbuns e bandas de Thrash que ouço e aprecio. Tudo como uma tentativa de demonstrar a mais pessoas a beleza deste estilo que, embora atravessando uma fase revivalista (a regravação de Bonded by Blood dos Exodus, sob o signo de Let There be Blood é um bom exemplo), necessita de voltar a conquistar as hordas de seguidores que teve durante tantos e saudosos anos.

Em primeiro lugar, os obrigatórios Metallica. Goste-se ou não deles, considere-se ou não vendidos, a verdade é que eles estiveram lá, no início do movimento. Álbuns prioritários: Kill'em All, Ride The Lightning, Master of Puppets, ...And Justice For All.
Seguem-se os Megadeth, "co-fundadores", se assim se quiser, do Thrash. Impõem-se os grandes: Killing is my busines...and business is Good; Peace Sells But who's Buying e So far, so Good...So What!
Os Exodus também têm lugar na lista, com o mais que clássico Bonded by Blood.
Refiro seguidamente os Testament, com os clássicos Thrash The Legacy, The new Order e Practice what you Preach.

Por esta semana é tudo, a história continua para a semana, e a minha lista de sugestões também. Para terminar deixo aqui o mais recente videoclip de Death Magnetic, All Nightmare Long.



E trago de volta um excelente post do meu caro Thaurer, de há uns tempos neste mesmo blog:
http://galaxiamusica.blogspot.com/2008/06/regras-do-thrash-metal.html

Keep the flame alive! Dave \m/



Página Inicial
Blogger Paulo39: Olá!
Em primeiro lugar gostaria de felicitar o autor destas duas crónicas que eu li com atenção e apreciei.
Eu, pessoalmente, tenho uma cultura musical muito deficiente e oiço pouca música, e nenhuma parecida com este estilo! No entanto, fiquei interessado por esta "biografia" do Thrash Metal de tal forma que vou ouvir as sugestões dadas! :)
Não sabendo, pois, nada do assunto, não vou alongar-me em comentários ao que é dito neste artigo, apenas quero agradecer muito isto que o Dave \m/ fez e dar-lhe força para continuar. ;) 10/12/08, 21:16  

Blogger Thaurer: poderias ter incluido na lista de recomendaçoes o...
(o fuck, esquecime do nome do album...google...)
..o "Black Metal" dos Venom. pode nao ser Thrash mesmo na sua essencia, mas esse album foi uma grande influência nos Mustaines e Ulrichs e essa gente toda que formou bandas de thrash metal.


e foi simpatico da tua parte a recomendação ás regrazinhas sagradas do Thrash.

oh, by the way, referiste aí groove metal.
hmmm... sobre isso só tenho uma coisa a dizer:
"Thrash old school é o único Thrash"
eheh

keep the good my fellow headbanger friend... 11/12/08, 00:02  

Blogger Thaurer: Este comentário foi removido pelo autor. 11/12/08, 00:02  

Anonymous Anónimo: Nem todas as bandas Thrash enveredaram pelo Groove Metal, além dos Pantera terem iniciado um Neo-Thrash com o seu Cowboys from Hell. A queda do Thrash aliás iniciou-se com o Black Album e com o crescimento do Groove Metal. A música é um indústria, decerto, pois é sempre de esperar altos e baixos de um estilo. No entanto, ainda houve algumas bandas que tentaram enveredar pelo Death Metal. Fiquei um bocado surpreendido por não se ter referido as bandas alemãs, em que Kreator foi mais numa onda industrial/Gothic, Destruction ficou sem o seu classic line-up durante grandes parte dos 90's e Sodom ter dado umas de Death Metal. Demonstraria que se num lado do Atlântico, o Thrash já estava a ficar moribundo, no outro lado também estava a acontece isso.

Aliás, o Thrash nunca será mainstream. Aquilo está mesmo para o underground, só de me lembrar da música Whiplash dos Metallica... um hino de Thrash!

Bons álbuns de Thrash também há com Sodom (Persecution Mania e Agent Orange), Kreator (Extreme Agression e Pleasure to Kill) e afins. Só basta encontrar as bandas certas.

Não sei muito do género em si, apesar de gostar imenso (sou mais fanático por Death Metal), mesmo assim, tá um bom post. Só escrevo aqui o que penso que falta na minha opinião, mas isso é com critério de cada um.

Espera-se por mais posts ;) 11/12/08, 01:38  

Blogger Lex: ... e a qualidade continua. Sim senhor, estou a gostar. :-)

Só escusavas era de ter posto aí esse vídeo, caraças. :-D Uma "Master of Puppets" ao vivo lá pelos idos de 92 (em San Diego, por exemplo) ilustraria melhor a excelência que os Metallica tiveram nessa época (apesar de ser pós "... and Justice for All").

Ainda a propósito desses gajos: concordo que o Black Album marcou o fim da sua era Thrash, no entanto tenho que lhe render homenagem, por ter sido aquele que me abriu as portas do Metal, para o bem e para o mal.

Keep it comin'. ;-) 11/12/08, 23:37  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter