... and Metal for All: Numen
publicado por Lex

Após me ter dado para a mão o artigo que eu havia encomendado semanas antes, o empregado do balcão da loja olhava intrigado ora para ele, ora para mim, enquanto fazia as contas. Aparentemente ele achava que alguém com uma camisola de lã cor de rosa, sem pulseiras de picos ou corpse paint não condizia com um CD dos Numen. Que é a banda que vos trago hoje. Aviso: extremamente obscura e desconhecida, susceptível de causar estranheza entre os menos habituados a estas andanças. :-)

Conheci os Numen há pouco menos de dois anos. Não é muito tempo, mas é o suficiente para ver se uma banda subsiste ao teste do tempo ou não. Ou seja, se é daquelas que se ouvem durante dois ou três meses e depois nunca mais lhes pegamos, ou se é das que volta e meia nos dá vontade de tornar a ouvir. Como eles se revelaram ser do segundo tipo, troquei os meus mp3 pelo CD genuíno - que é o que eu faço quando gosto mesmo de um álbum.

São uma banda basca (não disse 'espanhola' propositadamente) com muito orgulho nas suas raízes - como qualquer basco, de resto. Formaram-se em 1997 e as músicas que compõem inspiram-se no folclore do seu país, tanto a nível instrumental como lírico. As letras falam-nos de antigas lendas e mitologias bascas e da sua eterna oposição ao cristianismo - pelo menos assim dizem eles, pois a menos que alguém aqui saiba falar euskara (a língua oficial do país Basco, para quem não saiba), havemos de ficar na mesma... É que todas as letras são na sua língua materna. Haja coragem para tal, e a eles a minha vénia (ainda que, verdade seja dita, para a maioria do black, tanto faz em que língua seja cantado pois as palavras são incompreensíveis por natureza).
O resultado é pois um black Metal extremo mas 'amaciado' com alguns apontamentos de gaitas-de-foles e outros elementos mais folk e tradicionais.


Deixo-vos dois álbuns: "Besoaren Semeak", aquele que me cativou de início, e o mais recente lançado no ano passado, de nome "Numen", precisamente - e que, já agora, é uma palavra latina que se refere à presença das divindades no geral.

"Besoaren Semeak", datado de 2004, é o segundo da discografia da banda, e é um trabalho riquíssimo de mistura do folk com o black, como eu disse acima. Temos desde aquele black Metal típico e rasgado, até faixas recheadas de tradição e etnicidade. A quem gostar dessa vertente e de um bom bocado de instrumental, recomendo que ouça a "Hilbeteko Gauetan...". Acho-a simplesmente deliciosa, quase como que uma pérola delicada escondida no meio do caos.

Já na área das boas malhas, não pode passar em branco a faixa "Ekaitzaren Deiadarra". Um pedal duplo poderoso, uma voz tipicamente black (isto é, gutural ao extremo) e uma guitarra frenética conjugam-se aqui na perfeição com os instrumentos tradicionais que dão o mote no refrão. Não sei quanto a vós, mas eu cá gosto bastante destas miscelâneas quando são bem sucedidas.


E enfim, o álbum homónimo lançado em 2007. A qualidade e os princípios mantêm-se, tanto que poderia ser considerado como um "Basoaren Semeak" parte II. Penso que quem gostar de um gostará do outro também. A maior diferença aqui parece prender-se com o conceito pretendido para os temas. Apresentam-se bem mais longos do que anteriormente (na ordem dos 10 minutos, em média), pressupondo um desejo de fazer de cada um deles uma pequena obra mais complexa a nível compositivo. A ver vamos se em futuros trabalhos haverá alguma continuidade.

Fica a curiosidade de este álbum ainda só estar editado em Portugal e Espanha, numa edição limitada a 1000 exemplares. Acho que merecia maior projecção, dado que os Numen têm já vulto suficiente para abarcarem toda a Europa, e quem sabe parte da Ásia, que eles por lá também gostam destas coisas. Mas acerca de questões com editoras pouco percebo, portanto...

Sem grandes dificuldades podemos encontrar pontos em comum entre estes bascos e os franceses Belenos (que já referi há algumas semanas aqui). O recurso a sonoridades folclóricas e a temáticas pagãs e tradicionais é semelhante em ambos, mas enquanto que Belenos se assumem bastante épicos e bélicos, estes preferem levar uma existência mais calma e sem grandes batalhas, mas nunca deixando de apontar o dedo às religiões institucionalizadas que ameaçaram boa parte da identidade à qual eles ainda hoje se apegam.
Quem gostar do género tem aqui uma boa banda para seguir, pois os Numen afirmam-se a cada passo como um dos nomes fortes do Metal ibérico.

http://www.numen.info/

http://www.myspace.com/numenhorde

Pass: galaxiamusica.blogspot.com


Escolha da semana:

Tudo a ver - Dire Straits, "Brothers in Arms"


\m/

Etiquetas: , ,




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Bom post :)

Gostei bastante da "Hilbeteko Gauetan...". Uma coisa mais "soft".

A "Ekaitzaren Deiadarra" já não é bem o meu estilo e soou-me mal à "primeira vista". Mas a musicalidade (não se é este o termo correcto) está muito bem conjugada com a voz, e no final o resultado é bom. Apesar de não entender a ponta do que o homem diz... xD

Continua a trazer mais bandas "desconhecidas" até aqui ;) 31/03/08, 18:58  

Blogger Lex: Não se perceber o que é dito só demonstra que se trata de um bom black Metal, muito sentido, eheh! :D

Falando a sério, embora o ouvido não capte a maioria das palavras no black Metal em geral, algumas ainda vão passando. Se se tiver algum treino - e se a pronúncia for boa - apanha-se practicamente tudo. 02/04/08, 18:50  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter