... and Metal for All: Blooddrunk
publicado por Lex

Saiu esta semana o último trabalho dos finlandeses Children of Bodom, intitulado "Blooddrunk". "Bêbado de/com sangue", se traduzido. Ou "Inebriado de Sangue", se preferirem ir por uma veia mais poética.
Mas o melhor é mesmo não nos metermos a traduzir nem a dissecar muito a fundo os escritos de Alexi Laiho e companhia, pelos motivos que já expliquei
aqui, há uns meses. Fiquemo-nos pela música - que não ficamos mal servidos, de resto.

Neste álbum temos tudo aquilo a que Bodom nos habituaram: grande competência técnica, riffs eficazes, solos de teclado e de guitarra poderosíssimos, rapidíssimos e brutalíssimos. E alguns ya-yaw's. Podia terminar já aqui a minha apreciação dizendo que este "Blooddrunk" é Children of Bodom típico do princípio ao fim, e quem já conhecesse a banda não precisaria de mais nada para saber com o que contar. Quem já conhecesse e gostasse da banda, teria aqui informação mais do que suficiente para ir a correr ouvir o álbum.

Tenho andado a ouvir isto há já algumas semanas, e tenho a dizer que fica tanto no ouvido quanto qualquer outro álbum de Bodom, como se fosse a continuação natural do "Are You Dead Yet?" de 2005. O que é bom, na medida em significa que a banda não baixou a sua própria fasquia e continua a saber fazer aquilo por que ficou famosa... mas não é tão bom se pensarmos que não há inovação alguma. Agora tudo depende das expectativas de cada ouvinte.
Do meu ponto de vista, este álbum encontra-se talvez num meio termo: por um lado, é bom ver que eles se mantêm iguais a si próprios, mas por outro eu teria alguma curiosidade em saber como seriam uns Bodom v.2, um degrau acima. De qualquer modo não me cansei ainda de o ouvir.


Muita gente já conhecerá eventualmente a faixa "Tie My Rope", a primeira música a ser divulgada (por vários meios). Saiu cá para fora primeiro por ser uma regravação de um tema que já tinham feito para uma compilação. Na altura em que a ouvi preocupou-me, pois fiquei com alguma apreensão por pensar que representava o melhor do álbum, um pouco como fazem os singles. Mas para meu alívio não era esse o single escolhido e muito menos a melhor faixa do álbum.
Não sou muito constante quando toca a eleger 'melhores' (é comum mudar de opinião quanto a isso à medida que a audição amadurece), mas arricarei dizer que a faixa mais forte deste álbum se chama "LoBodomy", seguida de muito perto pelo dito single, a própria "Blooddrunk". Mas de um modo geral, todas elas são dignas representantes do som característico da banda - são inconfundíveis a guitarra de Laiho e o teclado de Janne Warman em qualquer um dos temas.


Não terá sido alheio a esta escolha o facto de ser uma música possuidora de riffs que se colam aos tímpanos. Vai ser daquelas que uma pessoa vai cantarolar ao longo do dia sem se dar conta.

Por curiosidade, e para aqueles que não os tenham visto na altura em que saíram, ficam também aqui os videos divulgados pela banda durante as sessões de gravação do álbum.
Parte 1
Parte 2

Este é o alinhamento do álbum:

1. Hellhounds On My Trail
2. Blooddrunk
3. LoBodomy
4. One Day You Will Cry
5. Smile Pretty For The Devil
6. Tie My Rope
7. Done With Everything, Die For Nothing
8. Banned From Heaven
9. Roadkill Morning





Para além destes temas, foram gravadas quatro covers destinadas a serem lançadas futuramente. São elas:

War Inside My Head (Suicidal Tendencies)
Lookin' Out My Back Door (Creedence Clearwater Revival)
Just Dropped In (Kenny Rogers)
Ghostriders In The Sky (Stan Jones)


Estas covers são de uma pertinência considerável. Não sei quantos daqui saberão quem é o Kenny Rogers, por exemplo... Fica a informação: nos seus tempos áureos foi um dos maiores nomes da música country (ver fotografia ao lado para ficar com uma ideia do estiloso que ele é). A nova versão da música dos Creedence Clearwater Revival já é conhecida, tendo sido incluída no single "Blooddrunk". Não ficou nenhuma obra de arte, mas acredito que também não fosse essa a intenção dos Bodom. :-D Acho que eles se divertem imenso a fazer covers, sobretudo... Se ficam bem ou não já é algo de secundário.
(Onde é que isto vai parar? Fotos do Kenny Rogers num artigo sobre Children of Bodom??)




Quanto às restantes, resta aguardar. Tenho especial curiosidade em saber como ficou o "Ghostriders in the Sky", um tema que já conheço desde criança e do qual sempre gostei.

Espero que este "Blooddrunk" seja o pretexto que faltava para trazer novamente Children of Bodom a solo português (e de preferência com duas datas). É que independentemente de saberem (ou de quererem) inovar ou não, um facto inegável é que este álbum prova que continuam músicos excelentes, e que será certamente um prazer enorme vê-los ao vivo de novo. Já tardam.

Pass: galaxiamusica.blogspot.com

Escolha da semana:

A minha homenagem a uma grande banda, os eslovenos Laibach, com um dos seus maiores sucessos: "Tanz mit Laibach".
E antes que apareçam comentários desinformados: não, eles não são nazis. Sei que é fácil o pessoal deixar-se levar pelas aparências sem tentar saber mais, portanto fica a informação.


\m/

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger Talionis: Tal como tu, ouvi e gostei do que ouvi. Achei o album muito homogéneo, o que de uma certa forma é uma constante em Bodom. Ainda não há nenhuma que me tenha ficado doentiamente no ouvido como algumas mais antigas, mas de qualquer modo isso raramente me acontece com Bodom logo no início.

É preciso tempo para deixar entranhar; e a Bloodrunk vai no bom caminho, sobretudo com aquele início fantástico em teclas...

Quanto à escolha da semana, só tenho a dizer/mostrar uma coisa: brutal! 11/04/08, 00:23  

Anonymous Anónimo: Isto é Children Of Bodom. E tudo o que é Bodom é Bom.
Mas na minha opinião, o melhor álbum é o Follow the Reaper, e eles já não fazem desse material.
Mas não deixa de ser um óptimo album.

"Acho que eles se divertem imenso a fazer covers, sobretudo... Se ficam bem ou não já é algo de secundário."

Isso é verdade, podes ter visto pela cover da "oops I did it again", eles a cuspirem e a rirem-se no meio.

Quanto à escolha da semana, tal como o talionis, digo que é brutal ;) 11/04/08, 07:28  

Anonymous Anónimo: Este novo trabalho dos Bodom, tem em mim o mesmo efeito que o ultimo dos Arch Enemy (não estou a comparar as bandas, que fique claro), ambos me deixam com um sabor a "pouco" na boca.
Esperava muito mais e muito melhor.

Quanto a Laibach, dentro do estilo, desde Kraftwerk que não ouvia nada tão bom...

P.S- Sim, sou mesmo eu, apenas não me apeteceu registar ;) 17/04/08, 10:13  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter