... and Metal for All: Children of Bodom
publicado por Lex

Era uma vez, há muito, muito tempo (há cerca de 40 anos) um grupo de adolescentes que foram todos contentes acampar para a beira de um lago muito bonito em Espoo (Finlândia), mas que acabaram brutalmente assassinados por lá, com tripas e sangue espalhados por todo o lado. Fim.

Ou não.
Uma banda de Metal lá dos arredores decidiu perpetuar esses jovens e o lago tomando-lhes o nome: Children of Bodom.

Numa altura em que a banda prepara em estúdio o seu sexto álbum de originais, pareceu-me pertinente preparar o pessoal para a sua chegada. Tem lançamento previsto para início de Abril, vai chamar-se "Blooddrunk", soa ao nome de um álbum de Dethklok... e espero-o com ansiedade.

O que dizer sobre os Bodom? São das bandas finlandesas de Metal mais conhecidas do público e têm somado sucessos. Recuso-me a dar-lhes rótulo, desculpem-me, mas é que chamar-lhes 'melodic-death-Metal' já é demais para mim. E depois, Bodom são... Bodom: inconfundíveis.
Sei de muita gente que os adora, outros que são capazes de os achar algo aborrecidos... mas assim de repente não estou a ver ninguém que os odeie. Ou seja, parece-me que reúnem algum consenso em relação a serem uma banda de tipos com talento, que dominam tanto o aspecto técnico como o aspecto melódico das suas composições. E isso não acontece por acaso.

Alexi Laiho, o vocalista, guitarrista principal e mentor dos Bodom, começou a sua carreira musical pela aprendizagem do violino, em miúdo; Janne Warman, teclista exímio (provavelmente o teclista mais rápido do mundo, arrisco dizer) começou por aprender piano com apenas 5 anos; os restantes membros também começaram cedo na música mas já nos instrumentos que viriam a ser o seu sustento. O que eu pretendo focar aqui é a formação clássica de dois dos músicos mais marcantes no som da banda, e que é um factor que influencia em muito o que fazem. Laiho é hoje em dia considerado um mestre da guitarra, quase ao nível dos virtuosos Vai e Satriani, por exemplo. Pessoalmente nem uso o 'quase', ponho-o efectivamente na mesma categoria. Mas não se fiem em mim, vejam este vídeo só para terem uma ideia do que o homem é capaz de fazer com seis cordas:


Simplesmente magnífica esta interpretação do "Verão" (das "Quatro Estações") de Vivaldi, tanto pelo Laiho como pelo Latvala (o segundo guitarrista).
Lembram-se quando aqui há uns tempos eu disse que o Metal tem tudo a ver com as composições clássicas? Não estava a brincar, era precisamente a isto que eu me referia. Ninguém me convence que Beethoven ou Stravinsky não eram os gajos mais trues da 'cena' lá da época deles. Só não conheciam a amplificação, porque de resto... :-D
Penso que quem perder algum tempo a ouvir - a ouvir não, a escutar - certas músicas dos Bodom perceberá melhor o que eu quero dizer. Experimentem a "Lake Bodom", ouçam o seu início. O que vos faz lembrar?

Queria recomendar-vos os melhores solos de guitarra, mas escolhê-los não se revelou tarefa nada fácil. Os Bodom têm a particularidade de conseguirem fazer músicas cujos solos não são superiores aos riffs, tanto que às vezes até se confundem e se misturam uns com os outros numa harmonia fantástica. Ficam aqui alguns só a título de exemplo, mas aconselho-vos a procurarem mais no resto da discografia, porque valem muito a pena:

"Lil' Bloodred Riding Hood"...

... "Bodom Beach Terror"...



... e também "Silent Night, Bodom Night".

Abordada que está a origem do talento para tocar e compôr, fica por referir o talento para escrever as letras. E fica por referir... de facto. É que receio não ter muito que dizer sobre isso, porque as letras estão bem longe de serem um ponto forte na música dos Bodom. Apesar de eu me assumir como fã, não posso deixar de reconhecer que as letras são francamente... mázinhas. É que não dá mesmo para fingir: assimilam-se rapidamente e não exigem muita reflexão. Talvez seja mesmo esse o objectivo da banda, e estou em crer que haverá muita gente a quem essa facilidade passa ao lado, sem espiga. Ora leiam este excerto da "In Your Face":

I don't give a flying fuck motherfucker!
I don't give a flying fuck motherfucker!
I don't give a flying!
I don't give a flying,
I don't give a flying FUCK!

INCOMING!

Say one, more word, I double dare you (bring it on)
It's my world, you're in it, it'll take you down in a minute
You can alter your look, diversify your race.
But the truth seems like a fist mark in your face!

Ora bem... É sem dúvida uma grande música, mas - parte má - o texto é fraquinho. Haja sinceridade acima de tudo... E agora a parte boa: Children of Bodom ouve-se sem se prestar atenção às letras, até porque ao vivo pouco se percebe para além do célebre "YE-YAW!" de Laiho. E pessoalmente, sabem que mais? Nada contra! :-)

"Needled 24/7". "Ye-Yaw" logo aos 24 segundos.

Há bandas assim, cuja componente lírica é frágil mas que é larga e generosamente compensada pela qualidade musical. Bodom são das melhores bandas para se ouvir, especialmente ao vivo. A sua última apresentação em Portugal (no longínquo dia 19 de Janeiro de 2006, no falecido e mui saudoso Hard Club) foi memorável, e ainda hoje a tenho como uma das melhores performances musicais que tive a oportunidade de testemunhar.



De lá para cá lançaram um excelente registo ao vivo que recomendo a toda a gente: "Chaos Ridden Years", gravado em Estocolmo em Outubro de 2006. É mais de hora e meia de decibéis a estourar com os tímpanos e a acelerar o ritmo cardíaco de qualquer um. É que em palco estes senhores superam-se a si próprios... não sei se já o tinha dado a entender. Verdadeiramente brutal, a não perder.

Pass: galaxiamusica.blogspot.com

Quando dei pela existência desta banda passei uns bons meses sem ouvir mais nada. Não semanas, mas meses. Foi um vício a toda a prova e ainda hoje, passados dois anos, têm sempre lugar cativo na minha playlist. Quero ver se isso acontece agora a mais alguém, fico à espera de feedback. E enquanto o novo álbum não chega, fiquem com o único avanço feito até agora, o novo single: "Tie My Rope".


"Oops I Did It Again". Um video quase obrigatório quando se fala dos Children of Bodom. Não é que ache esta versão especialmente boa, mas prova que até a pior música se pode tornar minimamente audível quando o Laiho lhe põe as mãos em cima. No entanto só a aconselho mesmo à laia de paródia.

http://www.cobhc.com/
http://www.myspace.com/childrenofbodom

Escolha da semana:

Hoje vou fazer uma loucura. Música clássica!
Bach, "Toccata e Fuga em Ré Menor", um tema que talvez seja familiar a muitos, mais do que pensam. E que é brutal. Atrevam-se, ousem pôr os ouvidos nisto, sem medo. Fechem os olhos, imaginem-se dentro de uma enorme catedral gótica (gótica a sério, séc.XIV, é favor não conotar com o gótico de que se fala hoje em dia por tudo e por nada), com o próprio Bach a tocar órgão lá em cima, no coro... a imensidão, a acústica... Ainda hei-de ouvir esta música nessas condições.


\m/

Etiquetas:




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Children of Bodom!!!
Sem dúvida a minha banda preferida (sem contar com o Manson pq esse é Deus).

Fds esses gajos são do melhor. A provar porque o metal escandinavo é o melhor do mundo.

Só tenho a dizer que foi o melhor post do galaxia música xD

\m/ 30/11/07, 22:29  

Anonymous Anónimo: Já agora, uma música excelente para mim é a Touch Like an Angle of Death mas do cd Tokyo Warhearts... Que poder fds... 30/11/07, 23:00  

Anonymous Anónimo: Já agora (sim sou o mesmo anónimo pela 3ª vez)

Penso que na letra da In Your Face ele diz "...You can alter your look, diversify your rage."

Mas não tenho a certeza. 30/11/07, 23:03  

Blogger NerdyKid: Sugiro aos que gostaram das musicas a procurar o cover do Final Countdown deles xD

Gostei bastante deles e finalmente ha algo com vozes monstruosas que me soa bem :) 01/12/07, 23:49  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Acho que são poucas as pessoas que não tenham tido um vicio em CoB e que gostem de metal (pelo menos malta mais nova como eu). Pessoalmente já gostei mais deles. Em termos tecnicos são das melhores bandas que ai andam mas... Acho que falta lá algo. Acho que que em certas partes soam um bocado cliché no que toca à lírica e acabam por perder um bocado ai. 02/12/07, 17:28  

Blogger Lex: Pedro, acho que eles próprios reconhecem a fraca qualidade lírica. Quando comprei os CD's estranhei não trazerem todas as letras das músicas nos booklets, e segundo vim a saber, parece que isso é mesmo uma opção do Laiho. Só lá põem algumas para dar uma ideia aos fãs do que é que eles estão a falar, mas não lhes interessa muito que saibamos exactamente o conteúdo delas todas. :-D

Anónimo (o último): muita gente pensa que essa cover da Final Countdown é dos Bodom, mas isso é errado. Só que é daqueles enganos que de tantas vezes repetido, o pessoal toma como certo. Até nas FAQ's do site oficial deles é referido:
"Please note that the band NEVER recorded Iron Maiden's The Trooper or Europe's Final Countdown."
Fica o esclarecimento. :-) 03/12/07, 09:09  

Anonymous Anónimo: Children of Bodom...

Uma grande banda de Finlândia que há muito merece uma maior exposição mundial do que tem actualmente agora. Apesar da fraca qualidade lírica, a sua qualidade musical supera e muito.

Espero bem que voltem a Portugal, pois na altura do concerto não os conhecia e consequentemente nem os fui ver. Uma espinha na garganta.

Mal posso esperar pelo novo álbum deles

Bom texto Lex 04/12/07, 15:31  

Blogger Talionis: Andei, sem exagero, 10 anos atrás de uma guitarra eléctrica. Era um sonho antigo, que era quase impossível de realizar pelo preço - por ser esquerdino.

Foi ao ouvir Bodom a fundo que deixei de conseguir resistir e cometi essa loucura... aquilo que eles fazem com a música, a melodia que usam, os riffs/solos...

São das minhas bandas favoritas, e ponto final. 04/12/07, 22:41  

Anonymous Anónimo: melhor refrão é a da Hate Crew Deathroll..... tocada ao vivo no Chaos Ridden Years é demais mesmo... brutal... 04/01/08, 23:46  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter