... and Metal for All: 2007, odisseia no Metal
publicado por Lex

Fim de ano, toca a fechar o tasco e a fazer o balanço. É a práctica comum de toda a gente e instituições (revistas, televisões, etc) e embora eu não aprecie o seguidismo, lamento mas não vou fugir à regra, porque quero mesmo resumir o que se fez este ano no panorama do Metal. Não foi pouco, descobri muita coisa, e parecendo que não uma pessoa corre o risco de se perder no meio de tanto som novo. É bom organizar a cabeça de quando em vez.

Foi um bom ano para o Metal. Houve muito material novo de qualidade lançado aos nossos ouvidos e houve também fartura de concertos em Portugal (escuso-me a desenvolver o tema da concentração geográfica dos mesmos, não me apetece chatear-me).
Houve de tudo um pouco: trabalhos excelentes, medianos e desilusões, mas penso que no geral o balanço é positivo.


Sem mais demoras, passo áqueles que me mereceram uma salva de palmas.


"In Sorte Diaboli", Dimmu Borgir.
Por alguma razão não demorei em falar dele aqui no Galáxia, e aquilo que disse confirma-se: provavelmente o melhor de 2007. Mais palavras para quê? Fabuloso.

"Under Satanæ", Moonspell.

Tenho que me repetir um pouco, forçosamente. Este álbum está fabuloso também, e só por uma unha negra não se colocou no 1º lugar. É que para mim faz alguma (pequena) diferença ser ou não material novo. Por muito boas que as regravações sejam - que são - não deixa de ser uma reedição. Podem saber mais sobre ele aqui.

"Silent Waters", Amorphis.

Para contrabalançar a vertente mais extrema do Metal, este álbum surge como uma lufada de ar fresco. Não me vou repetir, toda a informação sobre ele já foi deixada aqui.

"The Wolves Go Hunt Their Prey", The Vision Bleak.

Sobre este ainda nada foi aqui dito - a seu tempo. Mas asseguro-vos que este registo dos alemães Vision Bleak está bem ao nível do que de melhor é feito no goth Metal a atirar para o death. Nada maçudo, quase épico, com boas malhas e uma voz excelente. Uma grande descoberta em 2007. Deixo-vos um cheirinho só para terem uma ideia do que estou a falar: "By Our Brotherhood With Seth".

"The Dethalbum", Dethklok
Como já aqui tive oportunidade de dizer, trata-se da banda mais improvável a lançar um dos melhores trabalhos de originais do ano. Quanto mais o ouço, mais gosto dele. Eis algo que merecia mais divulgação. Nota máxima para a faixa "Detharmonic", uma mistura inesperada de Metal com uma "orquestra" sinfónica.

Mas este ano também trouxe a sua parte de desilusões.

Os Apocalyptica lançaram o seu álbum mais fraquinho de sempre, mesmo contando com aquela fase em que não tinham músicas originais e faziam covers de outras bandas. Arriscando um motivo para este fraco resultado, talvez as participações especiais dos seus muitos convidados tenham retirado coesão ao trabalho e também em alguns casos o devido protagonismo aos violoncelos, imagem de marca que a banda não pode dispensar. "Worlds Collide" partiu de uma óptima intenção, mas a esta distância do seu lançamento é algo que posso considerar efectivamente mau. O que é uma pena, pois deles eu esperava bem mais. Resta-me aguardar pelo seu passo seguinte, e fazer figas para que nos tragam novamente a qualidade à qual nos habituaram.


Os Nightwish foram outros que mudaram de rumo e deram cabo das expectativas de muitos fãs. Não era o meu caso pois não esperava nada de específico do novo "Dark Passion Play" nem da nova vocalista, mas o resultado dessa novidade foi algo que ouvi duas vezes (quatro, à conta de terceiros) e pus de lado para não tornar a ouvir tão cedo. Mas para quem quiser, tem aqui o material todo. Eu aconselho sempre a ouvir para criticar, e a não ir só pelas palavras de terceiros.
Relembro que a banda passará pelos Coliseus de Lisboa e Porto em Abril.

Na categoria dos álbuns medianos (os que não sendo maus, também não chegaram onde podiam) tenho que colocar um que gostaria de ter visto entre os melhores: "Gods of War", dos míticos Manowar. Nem sempre mais do mesmo é suficiente, ainda que esse 'mesmo' tenha uma garantia de qualidade já certificada. Este álbum pecou talvez por ser a primeira parte de uma série de trabalhos conceptuais que se anunciam para os próximos tempos, e talvez por isso não tenha reunido em si o nível de interesse que seria preciso para cativar o ouvinte... Mas estou crente que os trabalhos seguintes poderão compensar essa falha, e que no fim todos juntos farão sentido. Deste "Gods of War" dedicado a Odin (os restantes serão dedicados cada um à sua divindade) destaco uma única música: "Die for Metal". Curiosamente um extra, fora da temática do álbum, que carrega consigo a essência mais pura do que é ser-se metaleiro. Talvez algo que já só faça sentido para os old-schoolers, mas que querem? A mim aquela letra comove-me. :-D

Outros que tinham tudo para pôr cá fora um grande álbum, mas que se ficaram pelo meio termo foram os Megadeth. O talento de Mustaine continua lá e até temos umas boas malhas que dá vontade de tornar a ouvir, como por exemplo "Sleepwalker", "Gears of War" ou mesmo a versão de cara lavada da "A Tout le Monde" agora com direito a sub-título ("Set me Free") e à participação de Cristina Scabbia dos Lacuna Coil. Confesso que me surpreendeu, pois não aprecio nem os Lacuna nem a Cristina mas gostei do resultado desta parceria.
Mesmo assim algo falhou neste "United Abominations".


E um álbum que não podendo ficar na categoria dos melhores, também não está entre os piores dos medianos (espero ter-me feito entender :-D ) é o último de Arch Enemy, "Rise of the Tyrant". Quero no entanto ressalvar que isto só acontece porque o seu antecessor, "Doomsday Machine", elevou demasiado a fasquia. Mas mais uma vez quero que julguem por vós mesmos, a informação está toda aqui.

Muitos nomes ficam por referir com toda a certeza. Deixo aqui apenas alguns que me ficaram na memória - coisa que é, afinal, a melhor prova de que tiveram valor (positivo ou negativo) e que marcaram o ano que agora finda.

Espero do ano que vem mais e melhor música, e de preferência que eu possa testemunhar alguma dela ao vivo - não há experiência igual. Gostava por isso que o Hard Club reabrisse e que tornasse a haver um Vilar de Mouros decente.
Mas espero sobretudo que entremos todos com o pé direito em 2008 e que não nos caiam os dedos com o frio para que possamos sempre fazer horns up.


Bom ano, pessoal.

Escolha da semana:
Diablo Swing Orchestra, "Balrog Boogie" (aqui ao vivo). Uma banda a merecer mais atenção doravante.


\m/

Etiquetas: , , , , , , , , ,




Página Inicial
Blogger Covenant: Discordo com quase tudo. Acho que sou má pessoa.

Mas Dimmu em primeiro? Fogo, que se lixe o bacalhau Norueguês, quando há por ai tanto bom Black Metal. E o dos Megadeth foi a surpresa e não desilusão. Conseguiram finalmente voltar a lançar um álbum muito bom.

Mas vá ainda concordo com: Moonspell, Apocalyptica e Amorphis lol.

Opiniões, só para veres o meu álbum favorito foi o dos Manowar. Mas Manowar, não é banda para se tentar compreender os seus trabalhos. É daquelas bandas ou que e ama ou que se odeia. Bem, há os que gostaram no inicio e depois passaram a chamar-lhes posers xD. 28/12/07, 02:34  

Blogger Lex: "Acho que sou má pessoa" - Sim, sem dúvida. :-D

Quanto ao bacalhau norueguês... lamento, mas não escolho as bandas por nacionalidade. Além disso também não consegui ouvir tudo o que saiu este ano - quem me dera...! - portanto é muito provável que me tenham passado ao lado boas coisas. :-) 28/12/07, 17:51  

Blogger Covenant: Quando me referi ao bacalhau norueguês, referia-me ao Black Metal que é maioritariamente praticado na Noruega. E no topo desse grupo de bandas estão os Dimmu, banda que até começou bem, mas em que minha opinião se vendeu. ;)

Deves ter escutado, mas se não escutaste, vai ouvir o novo dos Primordial. Brutal. ;) 28/12/07, 20:24  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Discordo com os melhores. Dimmu Borgir e Moonspell lançaram bons registos mas não achei nada de especial. Amorphis não gostei e Dethklok é giro mas não consigo levar a sério... Vision Bleak não conheço.

Deixo-te o mesmo conselho do Covenant (tu por acaso não tás no MU com o mesmo nick?). Primordial lançaram um grande album.

E já agora vou aproveitar a oportunidade para mandar umas quantas postas.

O Metal em Portugal está finalmente a conseguir acompanhar o que se faz lá fora em termos de qualidade, sim mesmo eu acho que a evolução é necessária em Portugal, e acho que bandas como os W.A.K.O. (Banda qual pude finalmente verificar o seu poderio ao vivo à bem pouco tempo) merecem o apoio e têm potencial para sonharem com voos altos, sim isto numa altura em que se fala muito em bandas como Job for a Cowboy e nos por cá temos uma banda que é capaz de fazer tão bom ou melhor que eles (na minha opinião bastante melhor). No Black Metal temos em Portugal um dos melhores projectos de influências norueguesas, Corpus Christii que lançaram um album que é bem capaz de deixar muitos albuns deste estilo encostados a um canto, para não dizer que foi dos melhores trabalhos lançados este ano, aliás o Nocturnos Horrendus sem duvida um dos melhores musicos do Metal nacional. Para finalizar de falar da tugolândia, os Men Eater foram sem duvida uma das grandes revelações do ano com um estilo um bocado colado a Mastodon mas que resulta bem, só falta o à vontade em palco para que consigam o mesmo estatuto que os Wako.

Falando da cena internacional, acho que tenho que dar destaque às seguintes bandas, Dying Fetus pois foi graças a estes senhores que eu me aventurei de novo no universo Brutal/Gore/Grind e, a Shining pelo excelente album que lançaram.

Desejos para o ano. Slayer no Coliseu! bons Gigs, bons CDs, o regresso dos Filii aos palcos e que os Kataklysm marquem uma nova data cá e não a cancelem! Entre muitos outros.

Boas entradas a todos 28/12/07, 23:23  

Blogger Lex: Covenant: já ouvi o "To the Nameless Dead", sim. Está em fase de absorção e no bom caminho, por acaso. :-)

Pedro: concordo contigo numa coisa - "o regresso de Filii aos palcos".
O efeito Dethklok é curioso, sabes... Claro que começou por ser apenas uma brincadeira, coisa para ninguém levar a sério... Mas o que pensar quando dás por ti com uma das músicas na cabeça o dia todo? Quando te dás conta que "epá, afinal isto é bom a sério"...? Foi isso que aconteceu comigo, e foi por isso que o incluí na lista. Se não principalmente pela qualidade, então pela surpresa/revelação, se quiserem. 29/12/07, 00:15  

Blogger Covenant: Acho que o Lex saiu do MU. Mas é possível que esteja a confundir lol.

Lex, no próximo post podias fazer uma antevisão de 2008, o que achas que pode acontecer, os álbuns mais aguardados e afins.

E para quem não ouviu... O álbum dos Dawnrider, está brutal. Assim como o dos The Ransack, que mandaram cá para fora o Azrael que é um mimo em termos de Death.

Outros bons álbuns em termos nacionais são os de Before the Rain e Decayed.

Lá por fora lançou-se tanta coisa boa:
King Diamond
Machine Head
Dark Tranquillity
Slough Feg (esta banda é meia desconhecida mas tem álbuns excelentes, pesquisem.)
Blitzkrieg
Iced Earth
Helloween
Gamma Ray
Onslaught
Obituary
Saxon
WASP
Manowar (como já tinha mencionado)
Megadeth
Nile
Down
Finntroll
Exodus
Overkill
Ancestral
...

Tudo bandas que lançaram coisas de qualidade, ou pelo menos das quais eu gostei de ouvir. Penso que faltam algumas coisas, mas foi isto que veio a cabeça (ou então ia encontrando os CD's lol).

E a lista não está por ordem de preferência. 29/12/07, 03:45  

Blogger Lex: Nunca fiz parte do MU, não. Nem com este nick nem com nenhum outro.

E obrigada pela sugestão, mas o próximo artigo já está lançado. Deixo as previsões para as Alcinas Lameiras deste mundo. :-D 29/12/07, 12:51  

Blogger Covenant: Hmm, então havia lá alguém lá com um nick parecido. ;)

Oh, mas há tanta coisa boa em perspectiva para o próximo ano... Mais Moonspell, Judas Priest, CoB,o Festival de Lagoa e por ai a fora... Mas desde que seja um bom artigo tudo bem. :P 29/12/07, 14:18  

Anonymous Anónimo: Realmente eu tambem discordo com algumas coisas!!! primeiro DIMMU BORGIR nao é metal mas sim death metal...e nao acho que se considere assim tao bom como podias ter referido os BEHEMOTH...depois, penso que moonspell este foi um dos melhores albums deles sem duvida nisso concordo ... amorphis nao sei bem o que dizer pois nao conheço assim tao bem a banda...dethklock eu acho uma porcaria mas enfim ha quem goste ;) (sem ofensa a quem goste) , apocalyptica penso que esta bem, nightwish tambem, manowar esta muito bem referido em termos de metal ;) , megadeth e arch enemy esta muito bem (visto que sou grande fa de ambos podias ter referido os velhos metallica no album master of puppets e ride the lightning e mais algumas bandas mas nao esta mau ;)
cya ;) 30/12/07, 20:29  

Blogger Lex: JC Air: então se Dimmu são black metal não fazem parte do Metal? Eu cá vejo o Metal como um todo abrangente, com todas as variações resultantes da sua evolução (ou desevolução, conforme o gosto de cada um).
O de Behemoth não ouvi o suficiente para formular uma opinião sólida sobre ele.
O meu defeito é precisar de bastante tempo para avaliar um trabalho... Não me basta sacá-lo e ouvi-lo 2 ou 3 vezes. Ora, com a quantidade de álbuns merecedores de audição que saíram este ano, é tarefa impossível para mim avaliá-los a todos. Mas como eles não fogem, terei todo o próximo ano para os escutar, certamente. :-)E acreditem que vou anotando as vossas sugestões.

Ainda bem que há tanta gente a discordar. A intenção final era mesmo que cada um dissesse qual era o seu top do ano. Os álbuns que referi não passam da minha opinião pessoal. :-)
Força aí, continuem a dizer de vossa justiça. 30/12/07, 21:01  

Blogger Talionis: Alto, alguém falou em Dethklok?

Sim, é uma brincadeira, disso não há margem para dúvidas. Sim, não foi feito para ser levado a sério... mas o que é certo é que está ali um album muito sério, e só quem não o ouviu (a fundo) é que pode dizer o contrário.

Gostos à parte, porque isso sim é sempre subjectivo, repito que o Dethalbum é um album com uma produção e uma dedicação que vai bem além do mero complemento à brincadeira que é Metalocalypse. Talvez tenha começado como tal, disso não tenho dúvidas, mas à medida que as músicas se sucedem, vamos vendo uma evolução e uma complexidade crescente, e mesmo que o Brandon Lee diga que "isto era só no gozo", não cola. Que lhe deu gozo fazê-lo, isso é perfeitamente audível, agora que o fez no gozo já não.

Experimentem ouvir músicas como Awaken, Bloodtrocuted, uma Go Forth and Die ou até uma Go Into the Water em jeito de balada... o que se pode apontar? A letra e o tema? Claro que esses sim são pouco sérios... mas quando leio as letras e os temas de muitas bandas ditas sérias, sinceramente não vejo muita diferença, com a excepção que quando essas o fazem "a sério" toda a gente ergue dedinhos aos céus (\m/), mas neste caso já não é para ser levado a sério?

Cheira-me que é antes uma luva que serviu...

Metalocalypse tentou compilar todos os clichés do metal - e conseguiu-o de uma maneira bem disposta, humorística, que me parece que agradou aos fans de metal em geral (tirando alguns casos em que se tenham revisto nalguns exemplos pontuais mais ridículos e se tenham sentido envergonhados); no caso da música de metalocalypse, parece-me que se foi bem mais além de reunir também os clichés do metal (talvez com a excepção de temas como Murmaider e Thunderhorse), mas criou-se um verdadeiro album de metal, que a brincar a brincar, ultrapassa muito do que foi feito por bandas ditas sérias.
Se é mesmo o melhor, ou se está entre os melhores do ano, isso não sei, pois isso é sempre pessoal. Para mim está, mas o que quero dizer com tudo isto é que o argumento de que não é para ser levado a sério é um pouco... "fracote" (à falta de melhor palavra), tendo em conta o produto final que foi feito.

Já agora, falou-se aí em Before the Rain... esse é um dos bons exemplos para o que disse acima. Vi-os ao vivo juntamente com FEVER (mais os pontos, ok), Moon e Kreator. Foi simplesmente doloroso, horrível em todos os aspectos. Já vi alguns concertos de que não gostei, mas encontro sempre um ou outro ponto passível de elogiar - por exemplo, não gostei dos também referidos WAKO quando os vi há uns tempos atrás (com Filii e Holocausto), mas reconheci e reconheço plenamente que temos ali banda, com boa presença no palco e bons temas; simplesmente não me cativaram. Com os Before the Rain... não encontrei nada de positivo naquilo tirando talvez o facto de abrir ainda mais o apetite para as bandas que se seguiram.
Comparando-os com os Dethklok do Brandon Lee...

Quanto à lista, é como em tudo; discordo numas opções, concordo noutras. Além das escolhas de Dethklok e de Moonspell, não me posso pronunciar acerca de Amorphis, pois nunca me cativaram; e quanto a Manowar, sou forçado a concordar com o Covenant. Apesar de tudo, apesar de ser apenas mais do mesmo... é exactamente isso que pretendo ao ouvir um album novo dos Kings of Metal. Não esperava mais do que saíu - e não sei se isso é bom ou não - mas preencheu as minhas expectativas. Mais do que por exemplo Megadeth. 31/12/07, 13:56  

Blogger Talionis: Não sei onde raio fui buscar (melhor dizendo, desenterrar) o Brandon Lee...

Obviamente queria dizer Brendon Small. 31/12/07, 14:19  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter